sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Apoio local

Em Santa Luzia as associações quilombolas contam com apoio da Cooperativa Mista de Agricultores entre os rios Caeté e Gurupi. A cooperativa dispõem de um mini mercado onde as produções são vendidas.









quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Contar Histórias.

Nos confins da mata, nos quilombos, clareiras e plantações, os tambores falam com os bichos, evocam os deuses da terra e contam historias de heroínas e heróis negros.

Nossa ancestralidade é marcada pelo conhecimento oral, mas no presente temos um desafio: que esses heróis e heroínas possam registrar suas historias. Saber ler e escrever é fundamental para isso, é fundamental também no seu dia a dia. Poder assinar seu nome em atas de reuniões para regularização de suas terras; acompanhar os filhos na escola; ler livros, jornais, folhetos, escrever cartas aos amigos, coisas simples como saber que condução pegar; segundo eles este é o desafio.





Vila Mariana em seu primeiro dia de aula.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mini Bibliotecas Quilombolas

O CEDENPA com apoio do Governo Federal implementou o Projeto Mini Bibliotecas Quilombolas em Pimenteira, a comunidade também conta a uma farmácia natural.




Formação com Educadores - Pimenteira.

No Quilombo de Pimenteira aconteceu a formação com os educadores do projeto. Além das belas experiências trocadas descobrimos um talento, Jadison, um potencial escultor que talha imitando brinquedos que vê na TV.

O relato das atividades desenvolvidas em cada comunidade, as dificuldades, curiosidades e a troca de experiências entre eles resultou numa vontade cada vez maior de continuar apesar das adversidades.














segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Uma sala de aula ao pé da mangueira.

De todos os quilombos atendidos por esse projeto "Narcisa" é o menor, lá moram 7 famílias, 33 pessoas, numa área que espera a titulação de 518 hectare.

A chegada, como diz nossa orientadora Ana Cabral: Foi Liiinda! A comunidade numa roda ao pé da mangueira nos esperava, levamos cadernos (cedidos pela SEMEC), quadro, livros, e o foi servido um café com macaxeira cozida, uma maravilha.

No caminho passamos por uma comunidade que nenhuma de nós conseguia pronunciar o nome: Caxinguiua.

Ana Cabral, que não é parente do Pedro Alvares leu várias estórias com os alunos, tudo num clima bem animado, lembraram o ultimo final de semana, pois havia tido uma grande festa por lá.

Em Narcisa mora Tio Amandio, velho contador de estórias, uma dessas já virou livro: Os seis caçadores. Esperamos ter nas livrarias em breve!!!

Foi um belo dia de trabalho!!!